Sem título, 1971
Nanquim sobre papel
Sem título, 1971
Sobre o trem em movimento, o vento equilibra o guarda-freios em sua passagem. Isaac Lazzarotto, pai de Poty, era ferroviário, um guarda-freios.
Na época, a função do guarda-freios era apertar ou afrouxar o freio mecânico contido em cima de cada vagão para que, assim, o trem freasse ou partisse. Um trabalho que envolve muito risco e que no desenho, entretanto, não vemos o perigo inerente à função, mas, sim, outro olhar. O que a criança sente ao observar o homem sobre o trem?
O que você sente ao observá-lo? Quais imagens da sua infância provocam o mesmo sentimento?
Você admirava ou ainda admira a liberdade de alguém?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.
Ver programaConteúdo Relacionado
CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO
Eventos, exposições e outras atividades no MON.